sexta-feira, 25 de julho de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)

Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Morgan Freeman, Eric Roberts
Gênero: Ação
Ano: 2008





Christopher Nolan na sua segunda incursão no universo do homem morcego alcançou uma linguagem mais adulta que dialoga com os problemas das grandes cidades e das grandes nações especialmente do clima de terror vivenciado pelos americanos. O novo produto da franquia de Batman é infinitamente superior aos demais já produzidos e isso se deve mais ao roteiro do que as interpretações, afinal grandes atores já participaram dos diversos filmes desde a década de 90.
Batman – O Cavaleiro das Trevas é essencialmente um produto da época e do país em que foi lançado, Gotham City é uma grande metrópole infestada de corrupção e ligações criminosas em todas as suas esferas, a busca pela solução destes problemas pelo Comissário Gordon que se resigna em dividir espaço com policiais desonestos é conflitante com a retidão obcecada do Procurador Harvey Dent que insiste em limpar a cidade de todo e qualquer tipo de comportamento criminoso.
Um dos pontos centrais deste novo filme é a discussão sobre a própria idéia de justiça e moralidade, a simplificação e a divisão entre bem e mal é possível? É possível acabar com o mal? A justiça absoluta é algo que pode ser concretizado? E aprofundando, se posicionar contra o mal é algo realmente almejado pelas pessoas?
Há uma reflexão sobre os valores de justiça e os meios discutíveis para que ela seja alcançada, Batman é um justiceiro que não segue leis e Harvey Dent um procurador limitado por elas. Ambos dividem o amor pela mesma mulher, a incerteza sobre os próprios meios de combate ao crime e as conseqüências da guerra que decidem travar.
A aparição do Coringa instaura o caos e uma crise moral tanto nos heróis quanto no crime organizado da cidade. Um vilão perturbado, psicótico, terrorista, perigoso, engraçado e imprevisível, Heath Ledger criou um dos personagens mais marcantes das adaptações de histórias em quadrinhos, suas falas são hipnotizantes e impressionam mais do que sua própria imagem desfigurada e franzina.
O novo Batman nunca foi tão ameaçado física e psicologicamente como o é pelo desgovernado vilão maquiado.
Christopher Nolan nos deixa ansiosos pela sua próxima seqüência. O Cavaleiro das Trevas não é apenas um entretenimento grandioso afinal traz a tona diversas discussões aplicáveis a nossa realidade, tampouco isento de falhas, mas possui qualidades incontestáveis que devem agradar não só aos fãs mais exigentes, mas ao público em geral.


Pontos Altos: Heath Ledger, Heath Ledger, Michael Caine, Aaron Eckhart, a substituição de Katie Holmes, roteiro, caos, clima de terror generalizado, enfermeira
Pontos Baixos: Morte de um personagem promissor, morte de um ator promissor, Batman tem uma voz muito bizarra, Batman é um pássaro, aparição mínima e desnecessária do Espantalho, muita informação em pouco tempo

4 comentários:

Anônimo disse...

fico na dúvida se a mulher gato vai ser tao boa quanto a Michelle Pfeiffer.
Ah faltou falar do novo vilão norte-americano: a china. hehehe

Ivan disse...

Pera loves Batmam!

Eu quando tiver meu dvd novo, pego na net e assisto na sala!

Anônimo disse...

Batman acabou! :P

Long live Heath Ledger

CHICO disse...

Acho péssimo quando substituem atores... como a substituição da katie holmes.