sábado, 12 de julho de 2008

O Corte (Le Couperet)

Diretor: Costa-Gavras
Elenco: José Garcia, Karin Viard, Geordy Monfils, Christa Theret, Ulrich Tukur, Olivier Gourmet, Yvon Back, Thierry Hancisse
Ano: 2005
Gênero: Drama/Humor negro







José Garcia é Bruno Davert um engenheiro da indústria de celulose que após uma reestruturação acaba sendo dispensado de sua função numa grande empresa de papel, o que poderia ser um impulso para alcançar novos desafios torna-se um verdadeiro tormento familiar.
A qualificação não é o problema do universo do desemprego neste filme e por isso resolver a situação não está ao alcance do indivíduo comum, desta forma ele não pode ser considerado o culpado de seu problema e a dependência a um empregador causa danos devastadores nas pessoas e seus núcleos familiares.
Mais de dois anos sem emprego e o incansável pai de família farto da situação que se encontra resolve solucionar seu problema de uma forma drástica.
Bruno arquiteta um simples e eficiente plano para descobrir quem são seus concorrentes e os persegue para então literalmente “matar” a concorrência.
Não é possível levar a sério Bruno, mas seus problemas e as conseqüências da sua prolongada falta de atividade são completamente verossímeis.
O desesperado homem abandona a estereotipada passividade do desempregado e maquiavelicamente molda seu destino.
Crítica social com uma pitada de humor negro ou “Um dia de Fúria” com sotaque francês.

Pontos Altos: A interpretação furiosa de José Garcia, a facilidade das execuções
Pontos Baixos: Desfecho interessante porém previsível

Um comentário:

Bruna disse...

Baixar o Filme - O Corte - Dublado - http://mcaf.ee/vp2eg