sexta-feira, 25 de julho de 2008

Sombras de Goya (Goya's Ghost)

Diretor: Milos Forman
Elenco: Javier Bardem, Natalie Portman, Stellan Skarsgård, Randy Quaid, Blanca Portillo, Michael Lonsdale, José Luis Gómez, Mabel Rivera
Ano: 2006
Gênero: Drama





Milos Forman o multi-premiado diretor recupera a boa forma após o mais que enfadonho “O Mundo de Andy”, Sombras de Goya é ambientado na Espanha do século XVIII e mesmo sendo falado em inglês é um acerto.
Francisco Goya o aclamado pintor narra a intensificação da inquisição espanhola que ocorre ao seu redor. Javier Bardem interpreta o padre Lorenzo, um religioso que defende o recrudescimento das perseguições inquisitórias, justificando-o como única forma de reverter a degradação dos valores da sociedade espanhola.
Uma das musas de Goya é escolhida como bode expiatório após ser vista numa taberna recusando comer carne de porco sendo por isso falsamente apontada como judia, a jovem Inês (Natalie Portman) é então julgada, torturada e presa.
Durante quinze anos a cruel igreja católica se mantém no poder e a mudança de cenário político causada por uma revolução traz conseqüências imprevisíveis para a população.
Enquanto isso Goya acompanha o destino de Inês consumido pela por não tê-la ajudado quando teve a oportunidade.
Sombras de Goya trata dos horrores perpretados por qualquer classe dominante e suas conseqüências nefastas. Justiça, lógica e igualdade são valores inexistentes se dificultam de alguma forma o exercício de poder.
Forman dirige um filme eficiente que emociona e merece ser conferido.


Pontos Altos: Natalie Portman, Natalie Portman, fotografia, maquiagem e ritmo do roteiro
Pontos Baixos: Poderia ser todo falado em espanhol é claro

Um comentário:

Anônimo disse...

ASSISTI A ESTE FILME E ACHEI MARAVILHOSO.NÃO ENCONTRO UMA CRÍTICA DESFAVORÁVEL.PENA QUE NEM SEMPRE SE AVENTURAM POR ESSE TERRENO,COM TANTA SAGACIDADE