sexta-feira, 25 de julho de 2008

A Dama na Água (The Lady in The Water)

Diretor: M. Night Shyamalan
Elenco
: Paul Giamatti, Bryce Dallas Howard, John Boyd, Rich Bryant, Ethan Cohn, Monique Curnen, Tim Fash, Jessica Graham
Ano: 2006
Gênero: Fantasia






Com “A Dama na Água” Shyamalan confirma seus status de independência. Contrário às críticas, expectativas e cobranças o indiano encena uma fábula moderna que idealizou a partir de uma história de ninar que contava para seus filhos.
Shyamalan é responsável pelo roteiro, produção e direção, atua no filme e ainda aproveita pra fazer uma crítica bem humorada aos críticos através de um dos personagens que criou.
Apesar de se basear numa história feita para crianças este filme tem mensagens morais mais claras para os adultos e a realidade em que vivem.
A história se passa num grande prédio residencial habitado por todo tipo de pessoas onde o zelador Cleveland (Paul Giamatti) encontra uma jovem estranha chamada Story (Bryce Dallas Howard), aos poucos ele se envolve com os problemas do mundo da ninfa que saiu do universo azul materializado aqui pela piscina do prédio..
A premissa absurda, no entanto é introduzida de forma gradual o que garante um envolvimento tanto do espectador quanto dos personagens do longa.
Ao serem absorvidos pela operação de salvamento da jovem ninfa a solidariedade e o pensamento heróico e altruísta se espalham e os moradores esquecem por um momento suas rotinas e vivem na realidade do encantado.
Cada um deles possui um papel de importância e responsabilidade na sobrevivência do mundo mágico que encontra identidade fácil com uma crítica à realidade egocêntrica moderna.
Delicado, envolvente e emocionante, este filme recebeu pouca atenção em seu lançamento e merece uma chance.

Pontos Altos: Bryce Dallas Howard perfeita, desvendamento gradual do roteiro, fotografia
Pontos Baixos: Efeitos especiais constrangedores

Nenhum comentário: