sexta-feira, 18 de julho de 2008

Zona do Crime (La Zona)

Diretor: Rodrigo Plá
Elenco: Daniel Giménez Cacho, Maribel Verdú, Daniel Tovar, Carlos Bardem, Marina de Tavira, Mario Zaragoza, Andrés Montiel, Blanca Guerra, Enrique Arreola
Ano: 2007
Gênero: Drama




O título original caso traduzido literalmente daria a entender que estamos falando de outro tema quando na verdade ele apenas é o nome do condomínio fechado de alto luxo da Cidade do México onde se passa o drama dirigido pelo iniciante Rodrigo Plá.
É apenas a língua que diferencia este condomínio de tantos outros que se multiplicam nas grandes cidades brasileiras. Na suposta busca de segurança que o Estado falha em fornecer a classe média alta se isola nestas verdadeiras ilhas para se proteger e viver de forma organizada.
Zona do Crime extrapola essa discussão moderna sobre a validez desse novo modelo de organização e explora os comportamentos resultantes do novo tipo de organização social.
Numa tempestade um outdoor cai e invade os limites do condomínio permitindo que um grupo de jovens pobres o invadam para roubar os moradores. O roubo obviamente tem um fim trágico e uma série de crimes é cometida.
Um seleto grupo de moradores então começa uma operação que busca esconder provas da polícia e de outros moradores para preservarem seu “mundo”, paralelamente se dá uma perseguição pelo delinqüente remanescente do grupo, a opinião do grupo e a influência no cotidiano de todos são acompanhadas tanto pelas câmeras de segurança quanto pelas convencionais câmeras cinematográficas.
Ao se responsabilizar pela própria segurança o grupo se absorve numa espiral descontrolada e crescente de violência na qual acredita poder realizar justiça sem a presença “corrupta” da justiça convencional, estabelecendo e executando penas sem um prévio julgamento.
Rodrigo Plá desenvolve de forma hábil o drama que denuncia de que forma um grupo social dominante age em defesa de “um direito” desrespeitando de forma estarrecedora uma série de pressupostos de moral e respeito pela vida humana.


Pontos Altos: Tema atual e urgente, atuações consistentes
Pontos Baixos: Poderia ser mais longo e melhor explorado

Um comentário:

Anônimo disse...

É interessante ler o teu blog e assistir, de um ponto cego, a evolução da sua arquitetura em cima das palavras. Elas, a cada post, estão bem postas, bem sortidas. Gosto do ponto de vista não-crítico, parcial, como quem indica para amigos. Só toma cuidado com os comentários em cima dos filmes que não gostar...

Não assisti tal filme, confesso que a língua me cansa um pouco. Mas creio que, diante dos seus comentários, fará bem a mim, brasileiro criado em 'condomínio', repensar essa condição.

Parabéns!