sexta-feira, 18 de julho de 2008

Sangue Negro (There Will Be Blood)

Diretor: Paul Thomas Anderson
Elenco
: Daniel Day-Lewis, Paul Dano, Kevin J. O'Connor, Ciarán Hinds, Russell Harvard, Mary Elizabeth Barrett, Kevin Breznahan, Brad Carr, Mark Flanagan
Ano: 2007
Gênero: Drama





Sangue Negro é um filme para poucos e isso é um elogio. Longo, pesado e cru o longa (que é bem longo por sinal) se apóia nas interpretações irretocáveis de Daniel Day-Lewis e Paul Dano.
Daniel Day-Lewis, que só sai da toca pra ganhar um bom Oscar interpreta Daniel Plainview um minerador solitário que ao descobrir petróleo resolve montar uma empresa de prospecção para alcançar enormes lucros com seu talento técnico.
Logo no início um de seus operários morre tragicamente em uma escavação e ele acaba adotando o bebê do falecido.
A criança desde cedo acompanha o pai em todos os momentos e a relação entre ambos exemplifica a evolução do caráter de Daniel.
Lucro, cobiça, traições, fé e morte são os elementos que entram em conflito tanto internamente quanto no meio em que Daniel vive.
O obstinado e inescrupuloso Plainview representa o interesse de grandes corporações que se aliam aos elementos que possam trazer mais lucro em menos tempo, ignorando ética, respeito ou honestidade e os abraçando caso seja mais interessante do ponto de vista financeiro.
Paul Thomas Anderson que já dirigiu Magnólia mais uma vez acerta ao optar pelo cinema reflexivo e sem soluções de edição e montagem comerciais.
Assistir Daniel Day-Lewis nunca é demais.

Pontos Altos: Embates entre o profeta e Daniel, cena da pista de boliche, explosão pré-surdez do garoto
Pontos Baixos: Paul Dano interpreta dois irmãos e isso ficou muito confuso mesmo

Nenhum comentário: