quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Canções de Amor (Les Chansons d'amour)

Diretor: Christophe Honoré

Elenco: Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni, Clotilde Hesme, Grégoire Leprince-Ringuet, Brigitte Roüan, Alice Butaud

Gênero: Musical

Ano: 2007








Sabe aqueles musicais que de repente alguém levanta e começa a cantar e a pessoa ao lado continua a música e você pensa que talvez não tenha sido uma boa idéia a escolha daquele filme?

Canções de Amor não se enquadra neste estereótipo, talvez pela história ou pela própria qualidade das músicas e graça das interpretações esse ato ensandecido de sair cantando pode acabar te conquistando.

É óbvio que a categoria Musical tem apreciadores e não adianta insistir com quem acha tudo isso uma insanidade, mas o gênero que já foi muito popular no passado parece que realmente voltou para ficar.

Além das boas músicas e do charme parisiense Canções de Amor trata de novas formas de amor, logo no início um jovem e duas garotas dividem uma cama simbolizando a relação a três em que vivem. Há uma naturalidade que não escapa do questionamento dos reais motivos de cada um para viver aquela realidade que mais tarde surpreendentemente muda completamente de formato e se concentra mais em cada um dos personagens e seus dramas pessoais.

Louis Garrel é uma das maiores jovens sensações do cinema europeu e apesar de não ser dos melhores intérpretes musicais rouba a cena com seu charme francês, desde Os Sonhadores o nome de Garrel se tornou referência no novo cinema europeu.

Apesar da tragédia não há além do próprio clima cinzento da cidade uma atmosfera melancólica, a ênfase é no que acontece quando as pessoas começam a superar uma crise e retomam suas vidas.


Pontos Altos: Músicas ótimas e adequadas, Paris sempre, liberdade sexual surpreendente

Pontos Baixos: Ninguém toma banho ou lava suas roupas na França

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssimo filme.