quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Samaritan Girl (Samaria)

Diretor: Ki-duk Kim

Elenco: Yeo-reum Han, Ji Min Kwak, Eol Lee, Kwon Hyun-Min, Oh Young

Gênero: 2004

Ano: Drama






Cada vez mais o cinema coreano demonstra maturidade e inovação, o controverso Samaritan Girl não foge da polêmica e aborda a erotização infantil e toda a atração e poder existente neste universo.

Duas jovens e melhores amigas logo de início demonstram que não há inocência debaixo de seus uniformes escolares, enquanto uma delas se apresenta como prostituta juvenil a outra é sua agenciadora.

A cafetina exerce um papel moralizador enquanto a prostituta é uma liberal, além disso, as meninas desenvolvem uma relação de amizade erotizada e ambígua. Não bastasse toda essa polêmica a prostituta se suicida antes de ser presa pela polícia coreana no momento que se encontrava com um homem mais velho.

Desesperada e perdida Jae-Yeoung resolve refazer o percurso da amiga falecida e se encontra com todos os homens de sua agenda. Em certo momento o pai que é policial reconhece a filha através de uma janela enquanto investiga um crime e a perda da inocência e sua vida dupla se tornam uma obsessão para o inconsolável pai.

Obviamente a tragédia é o caminho final do filme, mas as tentativas de aproximação do pai e seu confronto com os homens que se encontraram com sua filha são dirigidas habilmente por Ki-duk Kim que ao final de seu filme consegue atingir um tom de complexidade e possibilidade real de existência a este famigerado universo da pedofilia.


Pontos Altos: Relação entre sexo e imaturidade tratada abertamente, Coréia existe, honra oriental em conflito com o desejo

Pontos Baixos: O pai revoltado mira sua urinada na cara de um dos clientes de sua filha num banheiro público (Meu Deeeeeus)


Nenhum comentário: