quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Ritmo de um Sonho (Hustle and Flow)

Diretor: Craig Brewer

Elenco: Terrence Howard, Anthony Anderson, Taryn Manning, Taraji P. Henson, Paula Jai Parker, Elise Neal, DJ Qualls, Ludacris, Isaac Hayes

Gênero: Musical/Drama

Ano: 2005








Se você é uma das pessoas que torcem o nariz para os clipes de rappers americanos Ritmo de um Sonho pode sim ser tão interessante quanto seria para os apreciadores deste gênero musical.

Terrence Howard (Crash – No Limite) interpreta Djay um cafetão e traficante que busca a superação da origem pobre e violenta através de seu talento musical.

Craig Brewer traça um retrato sincero e sem grandes rodeios da vida de pessoas marginalizadas pela sociedade. O esperançoso e truculento Djay é apresentado como um produto do meio e se apega a isso para alcançar seus objetivos.

A relação com suas prostitutas é ambígua e extremamente interessante. Há uma co-dependência entre aquelas mulheres e seu cafetão, uma figura protetora afetuosa e igualmente exploradora e autoritária.

A necessidade fundamentadora da relação entre as partes ultrapassa a questão da sobrevivência e opera num nível emocional que tanto os auxilia na vivência da dura realidade em que estão quanto gera transformações em todos quando a música começa a ser composta e o sonho de todos os envolvidos começa a se tornar realidade mesmo que indiretamente.

Algumas feministas poderiam ver Ritmo de Um Sonho como um justificador da desigualdade entre homens e mulheres, um fato que não preocupou o diretor e que parece ser um sintoma de uma realidade, mas que deve ser considerado um problema quando tais artistas depois de famosos colocam as mulheres para dançar em seus clipes com closes ginecológicos sem real necessidade, o filme, no entanto, não reduz as mulheres por suas profissões e humaniza essa categoria de trabalhadoras.

Ritmo de um Sonho é apenas um filme sobre uma paixão e um sonho numa embalagem que não estamos acostumados.


Pontos Altos: A música deles é pegajosa, Djay descobre o amor de forma emocionante

Pontos Baixos: Mulheres sem autonomia nenhuma

Nenhum comentário: