quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button)

Diretor: David Fincher

Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Julia Ormond, Elle Fanning, Elias Koteas, Jason Flemyng, Taraji P. Henson, Josh Stewart

Gênero: Drama

Ano: 2008








Adaptado de um conto de F. Scott Fitzgerald, o roteiro de Eric Roth transforma a pequena história cômica em um drama sobre o amor e seus limites.

Benjamin nasce como um bebê fisicamente velho e rejuvenesce com o passar dos anos, seu grande desafio é viver como um jovem apesar dos problemas de estar preso num corpo decadente, tal processo avança inversamente à ordem natural e se reverte com os anos.

O esperado romance se inicia com seu encontro com a pequena Daisy, por quem se apaixona, mas precisa manter certo distanciamento pela aparente absurda diferença de idade.

Inexplicavelmente a menina graciosamente interpretada por Elle Fanning se apega ao velho Benjamin e pede a ele que mantenha contato constante. Um comportamento precoce demais para uma menina que naturalmente deveria ter outros interesses mais adequados a sua idade.

Encontros e desencontros se repetem entre o peculiar casal e o filme acompanha toda essa evolução.

O roteiro fantasioso em essência é tecnicamente perfeito e utiliza recursos de maquiagem e efeitos especiais de forma extremamente adequada, ao mesmo tempo contextualiza o drama com momentos históricos buscando familiarizar o público, uma missão praticamente impossível, afinal a tecnologia atual ainda parece mais com animação que com realidade.

O Curioso Caso de Benjamin Button tem uma narrativa muito agradável na qual os 160 minutos do filme não parecem mais que 80, a leveza que permite essa sensação acaba por prejudicar a densidade dramática esperada para o protagonista que parece resignado demais com sua condição.

É um desafio notável transformar tal conto em um filme com atores reais. Igualmente difícil é se absorver pela história e não ficar minuto a minuto tentando descobrir que tipo de artifício é utilizado para demonstrar a mudança de idade dos personagens.

Benjamin vive de forma mais estranha que sua própria peculiaridade, sem grandes conflitos e crises o personagem é deslumbrado e carece de humanidade, perdemos uma grande oportunidade de assistir um drama de peso.

Certas histórias deveriam permanecer nos livros e viver apenas em nossa imaginação.


Pontos Altos: Maquiagem excelente, originalidade do tema

Pontos Baixos: Computação gráfica ainda não atingiu a perfeição e causa estranhamento, visual Final Fantasy dos efeitos, falta de profundidade, sem linearidade: Benjamin nasce bebê velho e morre bebê novo

Nenhum comentário: