quinta-feira, 5 de março de 2009

Gomorra

Diretor: Matteo Garrone

Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale, Salvatore Cantalupo, Gigio Morra, Salvatore Abruzzese, Ernesto Mahieux, Marco Macor, Ciro Petrone

Gênero: Drama

Ano: 2008






Esqueça os filmes que você já assistiu sobre a máfia italiana, Gomorra retrata a Camorra a face mais moderna do crime organizado italiano de forma crua e aborrecida. Sem honra, sem ternos caros e muita pobreza e precariedade por todos os cantos.

Matteo Garrone transporta ao cinema o Best-seller cujo autor se encontra escondido e ameaçado de morte. Apesar das forçadas comparações ao brasileiro Cidade de Deus, Gomorra não é semelhante e sim seu oposto, obviamente o marketing de representante italiano a competição pelo Oscar de melhor filme estrangeiro não parece suficiente para atrair bilheteria e a comparação foi necessária pelo menos no lançamento no Brasil.

São mais de duas horas de histórias correlacionadas que culminam em atos de violência abrupta, personagens baseados na realidade, mas que nem por isso possuem alguma tridimensionalidade.

A abordagem rasa pode ou não corresponder ao livro, mas na grande tela não funciona.

Se Gomorra representa tão bem o cinema italiano a ponto de ser seu representante, melhor esperarmos algum tempo até nos aproximarmos de outro filme produzido pela bota européia.

Garrone deixa para o final de seu filme naquelas legendas explicativas a melhor parte do filme que deixa um gostinho de “como não aprofundaram nisso?”. De acordo com elas a Camorra tem braços longos e seu dinheiro sujo circula com facilidade pelo mundo todo o que daria algum sentido a violência e abusos cometidos retratados no filme.

O fascínio do crime exercido nos mais desfavorecidos de crianças a adultos é feito de forma extremamente superior por Fernando Meireles. Que o cinema italiano aprenda conosco.



Pontos Altos: Algumas músicas da trilha, textos explicativos interessantes ao final

Pontos Baixos: Ausência de ritmo, longa duração, pouca emoção e pobreza cansativa

Um comentário:

Anônimo disse...

Afff...vá assistir filmes Americanos de sempre.

Gomorra é um puta filme. Podem assisitr tranquilamente.

Retrata muito bem a história do livro.