sábado, 5 de setembro de 2009

Antes de Amanhecer (Before Sunrise)

Diretor: Richard Linklater

Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy, Erni Mangold, Dominik Castell

Gênero: Romance

Ano: 1995








Quem já teve um romance numa viagem de férias sabe o encantamento e o mundo de possibilidades, ainda que fugazes, que esse tipo de relação pode trazer a uma pessoa comum. Se no Brasil estamos acostumados com a famosa expressão “amor de verão não sobe a serra” nada mais adequado que um filme que nos inspire e encante através de um nascimento de um desses amores temporários porém memoráveis.

Em Antes de Amanhecer um jovem americano ao sentir-se atraído por uma jovem européia propõe a ela uma refeição no vagão restaurante do trem em que estão viajando. A oferta é aceita e diálogos repletos de flertes e referências a experiências de vida terminam num desembarque inesperado em Viena onde eles decidem conhecer a cidade e um ao outro até a manhã seguinte quando devem retomar seus itinerários.

O que se segue é uma história de amor descompromissada, mas muito intensa que nos faz aproveitar junto aos protagonistas a agradável experiência de uma paixão arrebatadora por uma pessoa interessante e igualmente desconhecida.

Richard Linklater sem a necessidade de grandes recursos introduz um romance criativo, simples e emocionante num gênero tão saturado. A novidade é benvinda e deve emocionar especialmente no aguardado clímax ao final do filme.


Pontos Altos: Longas tomadas únicas que trazem a ilusão de que há poucos cortes de cena, boa interpretação de Ethan Hawke e Julie Delpy

Pontos Baixos: Amor sujinho, sem banhos e dentes escovados

3 comentários:

Natália Heidrich* disse...

Maravilhoso e Romantico, esse filme não te deixara desgrudar os olhos da telinha.
Perfeito :)

Alessandra floriani disse...

ele não tem muita "ação", mas nos prende muito na história. Eu adorei, e já assisti várias vezes :D

Pedro Henrique disse...

na minha opinião
HORRÍVEL
filme para o público muito,muito menos exigente!