sábado, 5 de setembro de 2009

De Volta Para o Futuro 3 (Back To The Future Part III)

Diretor: Robert Zemeckis

Elenco: Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Thomas F. Wilson, Mary Steenburgen, Lea Thompson, James Tolkan, Casey Siemaszko

Gênero: Aventura/Ficção Científica

Ano: 1990







A máxima “um é pouco, dois é bom e três são demais” é manjada porém se mostra adequada para a última parte da trilogia de viagem no tempo de Robert Zemeckis. Enquanto os dois primeiros filmes se apoiam num ritmo frenético e eficiente o último muda de tom e resolve investigar mais os perfis psicológicos de seus personagens algo bem enfadonho para um filme de aventura adolescente.

O velho oeste é o cenário deste longa onde mais uma corrida contra o tempo em seu sentido mais literal acontece, Marty precisa salvar o querido Doc de um desentendimento que culminaria em sua prematura morte, e retornar mais uma vez ao futuro.

A sinopse da trilogia faz parte de uma memória coletiva pop e infelizmente a terceira parte falha em vários aspectos que os dois primeiros filmes tiveram absoluto sucesso.

Doc Brown ao se apaixonar, por exemplo, se torna um guru da auto ajuda desferindo citações do tipo “Você é quem faz seu futuro” e outras sobre a importância do amor que destoam demais da leveza característica dos filmes anteriores.

É ele o verdadeiro protagonista do último filme, uma espécie de retribuição pelos serviços prestados anteriormente. A mudança talvez involuntária de protagonista não mantém o nível e isso não permite outro sentimento além de “isso poderia ter terminado antes”.

Zemeckis encerra uma fábula sobre os perigos da intervenção no espaço tempo e apesar da última escorregada podemos considerar que “dois contra um” ainda significa um sucesso.


Pontos Altos: Obrigatório conhecer toda a saga de Marty McFly, Doc Brown e Biff

Pontos Baixos: Alongamento desnecessário de uma trama tão bem feita

Um comentário:

O Cara da Locadora disse...

É... Desnecessário memso, mas... Ahn, no fundo é legal rever esses personagens... Adoro a parte que o McFly diz que é o Clint Eastwood, rs...

Ahn, e outra... Dá uma passada n'O Cara da Locadora e vote na enquete que abrimos para decidirmos o assunto de nossa primeira podcast...

Abraços...