sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Antônia

Diretora: Tata Amaral

Elenco: Leilah Moreno, Negra Li, Cindy, Quelynah, Thaíde, Sandra de Sá

Gênero: Drama/Musical

Ano: 2007








A periferia paulistana de Vila Brasilândia é o cenário da luta de quatro amigas pelo sonho de se tornarem cantoras profissionais. Em comum elas tinham a vida difícil da periferia e um avô chamado Antônio que se tornou a inspiração para o nome do grupo que desejam constituir.

Antônia é um retrato sem clichês da rotina comum de pessoas que vivem numa situação econômica absolutamente simples, mas que compartilham um sonho que permite a elas ter a força para acordar e lutar todos os dias em busca de uma nova realidade.

As eventualidades que acometem uma a uma das garotas só servem para demonstrar que a execução do mais simples sonho se submete a tantas adversidades e casualidades que o mais difícil não é lutar e sim permanecer fiel aos objetivos iniciais.

Tata Amaral selecionou um elenco quase que inteiramente inexperiente na atuação dando preferência às suas competências artísticas. A eficiente preparação proporcionou um resultado isento de vícios de atuação profissional e uma interação tão espontânea que é difícil separar a realidade da ficção.

Antônia em seu lançamento foi tão bem sucedido que deu a origem a uma série televisiva na Rede Globo e também chamou atenção ao talento musical de suas protagonistas que optaram por se desvincular das personagens ao não formarem um grupo fora das telas.

A força do quarteto com a experiente direção de Tata Amaral foi o suficiente para consagrar um retrato feminino na periferia que não envolve nenhum tipo de atividade criminosa profissional ou prostituição. Extremamente humana e realista a construção narrativa privilegia a exploração das qualidades humanas sem apelar à estereótipos preguiçosos e já batidos.


Pontos Altos: Realismo das cenas, músicas, feminista

Pontos Baixos: Inglês perfeito das cantoras na interpretação de “Killing Me Softly”

Um comentário:

Unknown disse...

mto bom este filme! interessante mostrarem o lado feminino (um deles) nos chamados "favela movies", ainda mais voltado para o assunto da música que é um elemento tão presente na vida dos brasileiros.