Diretor: Sidney Lumet
Elenco: Vin Diesel, Peter Dinklage, Annabella Sciorra, Ron Silver, Linus Roache, Alex Rocco, Richard Portnow
Gênero: Drama
Ano: 2006
É do absurdo da realidade que Lumet conquista uma força peculiar para seus filmes, Sob Suspeita não difere nesse aspecto, sua profundidade se assim podemos definir vem justamente desse aspecto que por muitas vezes não nos damos conta no nosso cotidiano.
Aparentemente, Sob Suspeita é um filme sobre a máfia italiana e seus mais do que manjados valores inerentes como honra, tradição, lealdade e regras de conduta muito claras. Na verdade a história real na qual se baseia o filme é uma discussão sobre o sistema judiciário e seu modus operandi.
Jack Dinorscio é a atração principal do mais longo julgamento da história americana, quase dois anos, vinte acusados, mais de 70 acusações e 19 advogados contra um obstinado promotor disposto a tudo para conseguir uma condenação coletiva que alçaria sua carreira para outro patamar.
Porém ele não contava com a inteligência de um criminoso assumido que com pouco estudo resolve ser seu próprio defensor, afinal como já estava cumprindo uma sentença de 30 anos por outros crimes sendo defendido por um advogado o que mais ele poderia perder?
A defesa pantomina de Jack alterna do humor escrachado e deboche à valorização de valores familiares e questionamento de meios legais altamente discutíveis.
O fato é que uma condenação se faz com provas, e quando evidências são irrefutáveis dificilmente o mais talentoso dos advogados pode conseguir uma absolvição, o caso em questão conta com a presunção de uma vitória de um promotor que não consegue reunir provas suficientes para emplacar um julgamento rápido.
Se uma acusação precisa de dois anos para expor suas provas obviamente temos um grande problema de solidez de um caso. Talvez mais interessante que isso seja notar que os métodos de ambos os lados não são tão diferentes e soluções criminosas são necessárias para provar condutas criminosas.
A figura magnética de anti-herói de Jack, interpretado por um irreconhecível Vin Diesel, é a prova cabal de que há algo muito errado com os meandros da lei americana que nos leva a uma estranha simpatia por figuras indubitavelmente criminosas, que apesar de suas crueldades possuem valores mais consistentes que a própria justiça deste governo.
Com mais de 80 anos de idade, Lumet mais uma vez não deixa dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho.
Pontos Altos: Atuações de Vin Diesel e Peter Dinklage, cenário manjado e renovado
Pontos Baixos: O filme é tão longo quanto o próprio processo judicial
Um comentário:
Mto bom! Mais comentários por email! []s
Postar um comentário