quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Controle Absoluto (Eagle Eye)

Diretor: D.J. Caruso
Elenco: Shia LaBeouf, Michelle Monaghan, Rosario Dawson, Billy Bob Thornton, Ethan Embry, William Sadler, Eric Christian Olsen
Gênero: Ação
Ano: 2008







Controle Absoluto é um sucesso de bilheteria porque filmes de ação usualmente têm público garantido, talvez seja essa a única explicação para a bilheteria tão expressiva de um filme que não inova em absolutamente nada e aborda o já aborrecido tema do (cyber) terrorismo.
D.J. Caruso já havia trabalhado com Shia LaBeouf em Paranóia, a bola da vez das produções de ação, filme esse que vem sendo acusado de plágio deslavado de Janela Indiscreta de Hitchcock. É desnecessário dizer que Caruso não é Hitchcock tampouco Steven Spielberg e isso é algo evidente em seus filmes.
Controle Absoluto bebe da fonte de filmes como 2001 - Uma Odisséia no Espaço, Minority Report e a Trilogia Bourne, tais películas além de serem ousadas e criativas, de alguma forma tiveram um “elemento surpresa” e não se pode dizer o mesmo do filme de D.J Caruso.
A história de Controle Absoluto é absurda, seus personagens não têm personalidade, clichês são utilizados sem distinção e as próprias cenas de ação carecem de uma direção mais eficiente para transmitir emoção.
Apesar de suas falhas de roteiro, o filme possui algumas cenas de ação interessantes e o carisma de Shia consegue arrancar algumas risadas da platéia, o talento do rapaz em interpretar sempre o mesmo papel é absolutamente inegável, e neste caso em dose dupla já que interpreta gêmeos.
Se a pauta da crise econômica é mais assustadora que um atentado terrorista nada melhor que explorar um pouco mais o eterno temor ou quem sabe o desejo inconsciente de visualizar a destruição dos símbolos de poder e patriotismo norte-americano. Hollywood está sempre feliz em atender aos desejos e lucrar com isso.

Pontos Altos: Química da dupla central, cenas de ação fantásticas
Pontos Baixos: Roteiro ruim, cenas de perseguição automobilística confusas, exagero do exagero, história com gêmeos idênticos e personalidades absolutamente distintas? Exato! menos original impossível

2 comentários:

Unknown disse...

Essa coisa de "dose dupla" e gêmeos com muita aventura é tão Sessão da Tarde né? Tomara que Shia se liberte hahahaa

Anônimo disse...

Olá! Gostei do seu blog e principalmente do assunto, já que também tenho um blog sobre cinema. Estarei sempre aqui. Te favoritei e aguardo uma visita no meu também.
Sobre o filme ("Controle Absoluto"), vi, mas ainda não escrevi minha crítica. Minha nota entre 0 e 5 foi 3,5.
Um forte abraço.