quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Reis da Rua (The Street Kings)

Diretor: David Ayer
Elenco: Keanu Reeves, Hugh Laurie, Forest Whitaker, Chris Evans, Amaury Nolasco, Terry Crews, Common, Naomie Harris
Gênero: Drama/Policial
Ano: 2008







Os Reis da Rua é um filme com tantos defeitos que é uma tarefa ingrata escrever algo sobre o mesmo.
Um drama com vários clichês que juntos não funcionam e até podem causar certo asco, um policial (Keanu Reeves em mais uma interpretação insípida) que perde a mulher numa morte violenta se tornando um justiceiro encoberto por um chefe de polícia (Forest Whitaker sem grandes novidades) com senso de justiça duvidoso, um corregedor que os “persegue” interpretado por Hugh Laurie (sim, o próprio Dr. House que não interpreta outro personagem mesmo mudando o tema).
Os clichês: muito sangue, tiroteio, traições, corrupção, discussões éticas e reviravoltas improváveis.
Os Reis da Rua ao menos aparentemente defende uma polícia fascista, comprometendo uma possível crítica a um sistema de segurança falho ao transformar um justiceiro dopado num herói. Se apenas a violência pode resolver as injustiças, o filme avalia a existência de um sistema judiciário e legislativo como algo extremamente desnecessário senão prejudicial à realização de justiça.
Além de um roteiro tendencioso onde é até possível se afeiçoar ao policial interpretado por Keanu Reeves, a sucessão de clichês traz uma atmosfera de deja vu indiscutível num filme que representa de forma alegórica a atual política internacional norte-americana com seus abusos de poder e sua visão absolutista do mundo.

Pontos Altos: Tiroteios bem dirigidos
Pontos Baixos: Atuações em geral, roteiro previsível

Um comentário:

Anônimo disse...

Eis a minha crítica:
Com ótimo roteiro, "Os Reis da Rua" foi assinado pelos roteiristas Kurt Wimmer ("Ultravioleta") e Jamie Moss, que adaptaram a história escrita por James Ellroy ("Dália Negra"), inicialmente inspirada no julgamento de O.J. Simpson durante os anos 90. A trama, que é um bom suspense policial, peca no excesso de clichês. A proximidade e comparação com "Miame Vice" e "Dia de Treinamento" são inevitáveis e o que fica em evidência é que “Os Reis da Rua” é fruto destes dois filmes. A mediana e limitada direção ficou a cargo de David Ayer ("Harsh Times"). Lucas Foster ("Jumper"), Alexandra Milchan ("Chapter 27") e Erwin Stoff ("Eu Sou a Lenda") formaram a equipe de produção que se saiu muito bem. Vale ainda citar a boa técnica do filme que teve como destaque a maquiagem e a montagem. Já fotografia e trilha sonora original ficaram devendo. Gabriel Beristain ("Sentinela") e Graeme Revell ("Planeta Terror"), respectivamente, foram os responsáveis. As locações são comuns demais e não satisfazem. O filme foi inteiramente rodado no estado da Califórnia (EUA). As atuações, por sua vez, são agradáveis. Keanu Reeves ("Velocidade Máxima") mostra mais uma vez que não é apenas o Neo de "Matrix", e que desde "Constantine" vem melhorando sua performace a cada trabalho. Já o magnífico Forest Whitaker ("O Último Rei da Escócia") pena por um papel apagado e que não fez jus ao seu talento. "Os Reis da Rua" foi uma boa surpresa e cumpriu a promessa de entretenimento.

NOTA (0 a 5): 4
****