quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O Incrível Hulk (The Incredible Hulk)

Diretor: Louis Leterrier
Elenco: Edward Norton, Liv Tyler, Tim Roth, William Hurt, Robert Downey Jr., Tim Blake Nelson, Peter Mensah, Ty Burrell, Christina Cabot
Gênero: Ação
Ano: 2008






O Incrível Hulk chega mais uma vez aos cinemas(agora em DVD), cinco anos depois da adaptação dirigida por Ang Lee que dividiu muitas opiniões por ser uma trama mais psicológica, este lançamento de Louis Leterrier é muito mais ação fazendo justiça ao quadrinho do gigante verde.
Edward Norton interpreta o cientista em conflito que foge dos EUA se escondendo Favela da Rocinha no Rio de Janeiro, dia após dia Bruce Banner sonha em encontrar uma cura aos efeitos devastadores da radiação gama espalhada pelo seu corpo que tanto interessa ao poderio militar estadunidense.
Liv Tyler interpreta a si mesma, mas a intenção era ser o par romântico de Bruce Banner, o cientista em crise, para compensar Tim Roth faz o papel do vilão Abominável numa interpretação perfeita e intensa.
Leterrier trouxe às telas um Hulk com conflitos e referências aos quadrinhos e algumas diferenças que causam dúvida, se antes a transformação era desencadeada pela raiva agora são os batimentos cardíacos elevados que trazem a tona o indestrutível herói verde. Este pequeno “problema”, no entanto, não prejudica o roteiro como um todo que consegue dar fôlego novo a franquia que não teve um dos melhores inícios (nas bilheterias) e que terá com certeza novas seqüências.
Há tanto em Homem de Ferro quanto em O Incrível Hulk uma crítica forte ao belicismo atual dos Estados Unidos, com heróis que não aceitam servir ou serem parte da luta armada americana que tem sido tão amplamente criticada nos últimos anos. Uma clara adaptação da editora Marvel a política internacional e ao público internacional em geral.
Com a interligação de seus últimos lançamentos tão bem sucedida e o anúncio de filmes de outros heróis, resta uma dúvida: Como será a abordagem do personagem Capitão América, um herói ícone de uma nação que se encontra numa longa fase de impopularidade mundial?

Pontos Altos: Edward Norton, Tim Roth, frases clássicas do monstrengo que não faltaram
Pontos Baixos: Liv Tyler e sua voz irritante, vilão brasileiro com sotaque gringo

2 comentários:

Anônimo disse...

Os produtores decidiram mudar a direção e dar maior ar de ação ao longa. Para isso convocaram o francês Louis Leterrier ("Cão de Briga"). E realmente foi visível a melhora neste quesito. O roteiro, assinado por Zak Penn ("Atrás das Linhas Inimigas"), Edward Norton, Stan Lee (Homem de Ferro) e Jack Kirby ("Quarteto Fantástico"), é eclético e valoriza as cenas de perseguição, além de um ótimo final. A equipe de produção, composta por Avi Arad ("Homem-Aranha 3"), Kevin Feige ("Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado") e Gale Anne Hurd ("O Justiceiro"), é experiente ao se tratar de filmes baseados em quadrinhos e cumpre muito bem a sua parte. Os efeitos visuais são alternados, mas satisfatórios na sua grande maioria. A trilha sonora é boa, a fotografia e os lances de câmera também. As atuações cumprem o seu papel, mas infelizmente o talentoso Edward Norton ("O Ilusionista") não se encaixou ao personagem. Mas isso não quer dizer que ele teve uma má interpretação. Com orçamento de cerca de US$ 125 milhões, "O Incrível Hulk" elevou a qualidade da franquia, mas ainda ficou devendo em alguns pontos - personagem principal, locações (cenas rodadas nos Estados Unidos e Canadá) e erros de continuidade. Já os principais pontos positivos foram: redução do tamanho do personagem, maior dinamismo do roteiro e efeitos especiais mais bem produzidos. Gravado entre 18 de junho e 26 de outubro de 2007, "O Incrível Hulk" seguiu as regras do Toronto's Green-Screen, visando a anulação da emissão de gás carbônico na atmosfera. Seria esta uma jogada de marketing? Espero que não.

NOTA (0 a 5): 4
****

Anônimo disse...

Eu também gostei do filme.

A melhor parte é, sem dúvida, o final...né? Nos deixa numa p* expectativa!

Mas e o cabelinho do Hulk heim? Parece um playmobil! (desculpa o comentário idiota!)

bjos

Julie