quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Kabluey

Diretor: Scott Prendergast
Elenco: Lisa Kudrow, Scott Prendergast, Teri Garr, Christine Taylor, Jeffrey Dean Morgan, Chris Parnell, Conchata Ferrell
Gênero: Comédia
Ano: 2007







Kabluey é uma comédia de humor negro de baixo orçamento que vai além das aparências, superficialmente a história é de uma mulher (Lisa Kudrow) que se vê obrigada a cuidar sozinha dos filhos quando o marido é enviado ao Iraque numa operação de guerra sem fim, e que se vê obrigada a dar abrigo e pedir ajuda ao seu fracassado cunhado (Scott Prendergast).
A cidade texana retratada no filme é a expressão de um Estados Unidos em constante estado de guerra, uma ressaca interminável e odiosa que para nós rende alguns momentos engraçados e constrangedores.
Kabluey, o imenso boneco azul com braços e sem mãos, é o mascote da empresa BlueNexion, uma empresa de webnegócios vítima da bolha da internet e má administração e é nela que a esposa abandonada trabalha.
Salman (o cunhado) aceita a humilhante oferta de se vestir como Kabluey para distribuir folhetos propagandeando o aluguel de salas de escritório na sede da empresa, com uma imensa dificuldade na distribuição pela sua óbvia limitada mobilidade e o próprio cenário desértico texano.
A crítica se expressa através do riso de situações que demonstram a exaustão e falta de perspectiva que atinge os cidadãos texanos, a humilhação e a dificuldade em acordar para se submeter à rotina massacrante e repetitiva de um país tão “cheio de oportunidades” e ainda assim com tantos “perdedores”.

Pontos Altos: Kabluey é o herói das crianças, a expressão vazia de Salman, o rosto cansado de Lisa Kudrow, fotografia
Pontos Baixos: Faltou aprofundar em algum tema ou definir uma identidade

Um comentário:

Paty disse...

Adorei o filme.... ri demais!!! muito bom!!!