quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Abismo do Medo (The Descent)

Diretor: Neil Marshall
Elenco: Shauna Macdonald, Natalie Mendoza, Alex Reid, Saskia Mulder, MyAnna Buring, Nora-Jane Noone
Ano: 2005
Gênero: Terror







Para os apreciadores do gênero do terror Abismo do Medo é um prato cheio... De sangue! Mas, além de muito xarope de milho Neil Marshall prova que não é necessário um grande orçamento para criar um filme tenso, assustador e envolvente.
Desde o seu começo ao mostrar como a protagonista Sarah perde a sua família num acidente de carro o diretor suspende o espectador que se segura à cadeira aguardando as próximas cenas sem conseguir se mover.
A trama é simples, mas completamente eficiente e claustrofóbica, um grupo de amigas organiza uma expedição a uma caverna para reintegrar Sarah a uma vida “normal” e logo no início da aventura se vêem presas após o desabamento da entrada principal.
O grupo de garotas amantes de esportes radicais então procura a todo custo uma saída do local e a tensão crescente acirra os ânimos, verdades são ditas e revelações perigosas transformam suas personalidades.
A caverna repleta de monstros se revela um plano de fundo e não a fonte do pavor crescente, as amigas ansiosas pela sobrevivência precisam abandonar qualquer ideal de unidade para tentar dar mais um passo até a superfície.
Neil Marshall alia elementos básicos que agradam os fãs do gênero, como a competição feminina e a luta delas pela sobrevivência, a supressão da docilidade feminina para possibilitar a agressividade necessária para sua sobrevivência, o que só não é o grande atrativo porque a tensão entre elas é incontestavelmente a maior fonte de tensão do filme.
Sangue, violência, rivalidade e traições tornam Abismo do Medo um filme absolutamente imperdível.

Pontos Altos: Sarah na piscininha de sangue, lutinha entre garotas, muitos sustos por todos os lados, monstros feios
Pontos Baixos: A interpretação científica/biológica de quem são os monstros feita por uma das personagens

Um comentário:

Anônimo disse...

Aff!

Já assisti este filme. É completamente aterrorizante. Juro que fiquei apavorada!

Um beijão!