quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Paris


Diretor: Cédric Klapisch
Elenco: Juliette Binoche, Romain Duris, Fabrice Luchini, Albert Dupontel, Fraçois Cluzet, Karin Viard, Maurice Bénichou
Gênero: Comédia/Drama
Ano: 2008






Romain Duris (sempre em Paris) interpreta Pierre, um dançarino profissional que descobre ser portador de um grave problema no coração que começa a olhar a cidade com outros olhos, seja da janela de seu prédio ou nas ruas da Cidade Luz as pessoas com que se depara e que normalmente não teriam nada para lhe acrescentar se mostram belas, singulares, complexas e cheias de vida.
Paris é um retrato de uma grande cidade através do cotidiano de personagens dos mais variados tipos, uma estudante, um professor, vendedores de feira, imigrantes ilegais. Pessoas diferentes que em certo ponto se cruzam, convivem e que possuem suas vidas e seus próprios dilemas.
O usual glamour de Paris é quebrado com algumas cenas em Camarões onde parentes de imigrantes que vivem em Paris recebem os belos cartões-postais da cidade e sonham em ter uma vida melhor na Europa. Esta inserção se demonstraria ousada numa comédia-dramática, mas essa diversidade não é aprofundada em Paris o que revela certo temor de Cédric Klapisch em realizar um filme demasiadamente político, preferindo focalizar seu roteiro em relações afetivas, amorosas e cenários mais agradáveis e bucólicos.
A relação de Pierre com sua irmã mais velha Élise interpretada pela magnífica Juliette Binoche rende ótimos momentos no filme, a atriz, na verdade, consegue roubar todas as cenas em que aparece, exibindo uma graciosidade e um humor espontâneo luminoso.
A complexidade de alguns personagens é oposta a mera superficialidade de outros, e revela que talvez todas aquelas histórias sejam fruto da imaginação de Pierre, o adoentado jovem que pode ou não sobreviver a um transplante cardíaco.
Cédric Klapisch que escreveu e dirigiu Paris optou por fazer um panorama leve, mas que se pretende mais abrangente do que a maioria dos filmes franceses que se limitam ao retratar o tema “Amor em Paris”.
Com uma ótima intenção, fotografia bela e um drama ameno o diretor consegue realizar um filme agradável e despretensioso.

Pontos Altos: O strip-tease de Élise, a festinha na casa de Pierre, a visita das moças no frigorífico, fotografia
Pontos Baixos: Falta de ousadia

Um comentário:

Unknown disse...

mau dapetin uang lebih tunggu apa lagi KLIK DI SINI dan dapatkan uang jutaan rupiah