quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Tríade do Desgosto

Nenhum deles vale um próprio post, então vamos ao trio:

Anatomia do Inferno (Anatomie de l'enfer)
Direção: Catherine Breillat
Ano: 2004

O Fantasma
Direção: João Pedro Rodrigues
Ano: 2002

O Guru do Amor (The Love Guru)
Direção: Marco Schnabel
Ano: 2008

O francês Anatomia do Inferno e o português O Fantasma são filmes que se destacam pelas cenas de sexo explícito e a nudez frontal. Se o primeiro defende uma nova visão do feminismo e o segundo uma visão crua do universo homossexual é possível dizer que ambos se excedem em seus objetivos e servem contrariamente aos objetivos propostos.
Em Anatomia do Inferno podemos conhecer a relação entre uma perturbada jovem que acredita ser a porta-voz de todas as mulheres oprimidas pelos homens num discurso que se revela inócuo quando através de sua nudez e uma verborragia artificial tenta seduzir e enfeitiçar um homem homossexual. Importante considerar aqui que predominantemente a batalha feminista se desenvolveu no mundo heterossexual, ou não?
Além do roteiro inexistente a francesa Catherine Breillat nos oferece ainda uma série de imagens bizarras e escatológicas utilizando como pretexto o feminismo, quando atinge mesmo é o estômago da maioria dos homens e mulheres. Qual o objetivo em se mostrar duas pessoas tomando água com sangue diluído de um absorvente feminino?
Já O Fantasma traz a história de um jovem lixeiro que além de esporádicas aventuras sexuais com desconhecidos e homens "heterossexuais" apresenta uma série de fetiches como vasculhar o lixo de homens pelos quais sente desejo e o sado-masoquismo. Infelizmente trazer a tona um universo tão marginalizado não é tão simples e o diretor João Pedro Rodrigues peca por produzir um filme com pouquíssimos diálogos e imagens que por mais explícitas e realistas não são suficientes para desenvolver uma teoria. Se alguém achava que o universo gay é promíscuo o filme só serve para enfatizar essa imagem.
Para finalizar e aliviar o clima pesado de filmes cults chatos, a infame comédia O Guru do Amor que nada mais é que uma tentativa infeliz de satirizar os gurus escritores de livros de auto-ajuda e a estética cinematográfica indiana é um dos filmes menos engraçados protagonizados por Mike Myers e a mais entediante e infantilóide comédia hollywoodiana de 2008.
O checklist básico do humor nonsense está presente com anões, escatologias, mulher gostosa, insinuações sexuais e roteiro acéfalo.

Um comentário:

Ju Miyazawa disse...

estes filmes serão imediatamente apagados do HD.
Obrigada!