quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Uma Garota Dividida em Dois (Le Fille Coupée en Deux)

Diretor: Claude Chabrol
Elenco: Ludivine Sagnier, Benoît Magimel, François Berléand, Mathilda May, Caroline Silhol, Marie Bunel, Valeria Cavalli, Thomas Chabrol
Gênero: Drama
Ano: 2007







O cinema de Claude Chabrol possui um fundamento inquestionável que é a elegância e desta forma que é conduzida a história da garota que se envolve num tumultuado triângulo amoroso cheio de detalhes misteriosos e sórdidos.
Ao insinuar cenas e permitindo ao espectador que as forme em sua própria cabeça Chabrol demonstra seu diferencial. Tal maneira de encenação ao mesmo tempo em que permite uma abstração mantém uma atmosfera misteriosa e sem excessos apesar do forte conteúdo sugerido.
Gabrielle, a garota (dolorosamente) dividida do título, se envolve numa torrente de acontecimentos que culminam numa tragédia, algo muito comum exceto pelo fato dela estar cercada todo tempo por personagens absolutamente complexos, interessantes e tridimensionais, com motivações e intenções que não são facilmente reveladas.
O relacionamento entre os personagens se assemelha com uma partida de um jogo de tabuleiro onde quando menos se espera momentos cruciais são revelados, esse é o verdadeiro roteiro do filme de Claude, uma trama bem executada e impecável em todos os aspectos com uma delicadeza e elegância apenas possível no cinema francês.
É uma definição de amor e os tipos de comportamento criadores e resultantes deste sentimento que tanto fascina os homens de todas as épocas.

Pontos Altos: Cena final alegórica e belíssima, fotografia, tridimensionalidade de personagens, sedução
Pontos Baixos: Menos vinte minutos e o filme ficava mais enxuto e agradável

Nenhum comentário: