quinta-feira, 19 de março de 2009

Lemon Tree (Etz Limon)

Diretor: Eran Riklis

Elenco: Hiam Abbass, Doron Tavory, Ali Suliman, Rona Lipaz-Michael, Tarik Kopty, Amos Lavi

Gênero: Drama

Ano: 2008








O conflito entre palestinos e israelenses que beira a gratuidade em Lemon Tree é representado pela disputa judicial iniciada pela mudança do Ministro da Defesa de Israel para uma casa situada ao lado de uma plantação de limões de meio século de uma mulher palestina.

De acordo com protocolos de segurança do serviço secreto, o sustento e porque não as memórias e vida daquela mulher representam uma brecha na segurança do ministro comprometendo a sua vida e de sua esposa ao possibilitar a infiltração sorrateira de terroristas no local.

Salma Zidane não entende e não pretende compreender a necessidade militar e resolve lutar pelas suas árvores, o combate entre as partes cresce a cada momento e atrai uma grande e internacional publicidade sobre o caso que beira a uma crise diplomática.

Lemon Tree através de uma adaptação de um caso real demonstra como se inicia um conflito e de que forma as partes envolvidas sentem suas contradições e defendem seus interesses. Toda disputa é feita através de terceiros e em nenhum momento o diálogo entre as partes é feito, os pressupostos são assumidos e a partir disso muito do que não é dito pode se tornar oficial.

Com a chegada do conflito na Suprema Corte, órgão que pode ser comparado a outros organismos de mediação a decisão final é tomada e afeta a todos de forma contundente.

Eran Riklis exercita um belo e sóbrio trabalho de direção que funciona como uma observação a distância do conflito próximo, torna-se claro que a questão é muito mais complexa e sua resolução não parece possível ou favorável a nenhuma das partes.

Agradeça seu Estado Laico.


Pontos Altos: Fotografia, sensibilidade da abordagem

Pontos Baixos: Romance desnecessário

Nenhum comentário: