Diretor: Eran Riklis
Elenco: Hiam Abbass, Doron Tavory, Ali Suliman, Rona Lipaz-Michael, Tarik Kopty, Amos Lavi
Gênero: Drama
Ano: 2008
O conflito entre palestinos e israelenses que beira a gratuidade
De acordo com protocolos de segurança do serviço secreto, o sustento e porque não as memórias e vida daquela mulher representam uma brecha na segurança do ministro comprometendo a sua vida e de sua esposa ao possibilitar a infiltração sorrateira de terroristas no local.
Salma Zidane não entende e não pretende compreender a necessidade militar e resolve lutar pelas suas árvores, o combate entre as partes cresce a cada momento e atrai uma grande e internacional publicidade sobre o caso que beira a uma crise diplomática.
Lemon Tree através de uma adaptação de um caso real demonstra como se inicia um conflito e de que forma as partes envolvidas sentem suas contradições e defendem seus interesses. Toda disputa é feita através de terceiros e em nenhum momento o diálogo entre as partes é feito, os pressupostos são assumidos e a partir disso muito do que não é dito pode se tornar oficial.
Com a chegada do conflito na Suprema Corte, órgão que pode ser comparado a outros organismos de mediação a decisão final é tomada e afeta a todos de forma contundente.
Eran Riklis exercita um belo e sóbrio trabalho de direção que funciona como uma observação a distância do conflito próximo, torna-se claro que a questão é muito mais complexa e sua resolução não parece possível ou favorável a nenhuma das partes.
Agradeça seu Estado Laico.
Pontos Altos: Fotografia, sensibilidade da abordagem
Pontos Baixos: Romance desnecessário
Nenhum comentário:
Postar um comentário