quinta-feira, 12 de março de 2009

Rede de Mentiras (Body of Lies)

Diretor: Ridley Scott

Elenco: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong, Vince Colosimo, Carice van Houten, Ali Suliman, Ben Youcef, Michael Gaston

Gênero: Ação/Drama

Ano: 2008








Não há nenhuma novidade na abordagem sobre a ação americana no Oriente Médio em Rede de Mentiras: agentes infiltrados que plantam provas pra alcançar seus objetivos, agências de segurança que não sabem exatamente com o que estão lidando, explosões, tiroteios, tortura, mal entendidos e um pouco de romance impossível pra arrematar a fórmula.

Ridley Scott é um diretor competente e isso não se discute, porém este último filme abusa das redes, informações, personagens, alianças e traições. Tudo isso poderia ser traduzido em ação frenética e um roteiro dinâmico, mas aos poucos a ação de Rede de Mentiras e todo seu intrincado roteiro se tornam enfadonhos proporcionando deliciosos cochilos, ao despertar você notará que nada mudou e irá continuar assistindo.

Recuperado de seu sono induzido é possível apreciar a interpretação de uma visão crítica de um agente da CIA que nos é oferecida por Russel Crowe, um homem de palavras, arrogância e soluções precipitadas que insiste em colocar seu agente de campo nas piores situações.

Do outro lado Leonardo DiCaprio repete a fórmula Bourne de ação ao dar vida a um anti-herói que aparentemente sabe com que está lidando e não subestima seu inimigo, fora sua metodologia duvidosa ele acredita no seu trabalho e tem um bom coração.

Rede de Mentiras é mais um filme da extensa lista cinematográfica de críticas a ocupação, invasão e destruição do Iraque apesar de se passar na Jordânia, a indiscutível péssima idéia americana se não trouxe vantagens para ninguém pelo menos rendeu muito ao cinema.

Preparado para mais um filme desses?


Pontos Altos: Russel Crowe, cenas de imagens de satélite bem interessantes

Pontos Baixos: Duas horas que parecem três, tema saturado

Nenhum comentário: