quinta-feira, 5 de março de 2009

Linha de Passe

Diretores: Walter Salles, Daniela Thomas

Elenco: Vinícius de Oliveira, Ana Carolina Dias, José Geraldo Rodrigues, Kaique de Jesus Santos, João Baldasserini

Gênero: Drama

Ano: 2008








Uma pia de cozinha entupida é uma imagem recorrente em Linha de Passe, alegoria que representa como a família de Cleuza tenta sem sucesso sair da situação “emperrada” que vive na periferia paulistana. Aparentemente ninguém consegue desentupir a tal pia e muito menos sair da precária condição de vida que levam.

Ao se deparar com uma escolha na maioria das vezes mesmo bem intencionada os quatro membros terminam optando cedo ou tarde pela pior ou a mais problemática.

Cleuza tem 42 anos, quatro filhos de pais diferentes (e ausentes) e está grávida do quinto, sua grande alegria é assistir aos jogos do Corinthians e tomar umas cervejas e fumar seu cigarro e assim tentar fugir da realidade (por alguns minutos).

A mãe e seus filhos representam bem o Brasil popular, o mais novo busca encontrar o desconhecido pai que é motorista de ônibus e pra isso vive a percorrer linhas diferentes, o seguinte quer ser jogador de futebol e apesar de seu talento é considerado velho demais para iniciar a carreira, o evangélico busca na fé em Deus o perdão pelos seus problemas do passado enquanto o mais velho é motoboy e não consegue ganhar dinheiro suficiente para ajudar sua família ou pagar a pensão do seu pequeno filho.

Walter Salles e Daniela Thomas traçam um retrato sem dualismo entre ricos e pobres e suas características estereotipadas intrínsecas, é possível se afeiçoar a alguns deles sem sentir que são vítimas de algum tipo de injustiça. A vida é assim mesmo e eles vivem tentando fazer a coisa certa ou fugindo da realidade através de sonhos, sexo, crime ou drogas.

Apesar das qualidades narrativas e da construção bem realizada dos personagens Linha de Passe se rende a um pessimismo exacerbado, se a família representa o Brasil é de se esperar que alguém mesmo que não seja bem sucedido que pelo menos não seja vítima das próprias escolhas e se aprofunde mais na precariedade.

Talvez seja isso mesmo e nada esteja tão ruim que não possa piorar um pouco mais. É, no entanto, doloroso ver este retrato fiel de uma realidade que preferimos não imaginar.

Enquanto o pobre assiste os conflitos dos ricos nas novelas, a nós cabe ver a realidade dura do pobre no cinema (desta vez em São Paulo).


Pontos Altos: O pequeno e destemido Reginaldo e todas suas falas, trilha sonora

Pontos Baixos: Pessimismo dói

Um comentário:

Anônimo disse...

"Enquanto o pobre assiste os conflitos dos ricos nas novelas, a nós cabe ver a realidade dura do pobre no cinema (desta vez em São Paulo)."???

Porco neoliberal arrogante.