quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cão Sem Dono

Diretor: Beto Brant, Renato Ciasca
Elenco: Júlio Andrade, Janaina Kremer, Marcos E. Contreras, Roberto Oliveira, Sandra Possani, Luiz Carlos V. Coelho, Tainá Müller
Gênero: Drama
Ano: 2007





Beto Brant é um desses diretores elogiados que eu tento com muito empenho apreciar, mas não consigo ver qualidades, só consigo me irritar. Este é o último filme que eu assisto do Brant até que ele seja chamado pra dirigir um filme do Batman quando serei obrigado a conferir.
Apesar dos prêmios alcançados Cão Sem Dono não possui qualidades que eu possa me recordar. Roteiro fraco, iluminação razoável, atuações sofríveis e som péssimo (muitas vezes não é possível ouvir os diálogos).
Ciro é um jovem recém-formado que está perdido após sua graduação e que se envolve com Marcela uma aspirante a modelo. Ele mora sozinho num apartamento onde abriga um cão que achou na rua, mas que não assume como seu (um cão sem dono!), dorme num colchão no chão do quarto e se dedica ao álcool e ao cigarro sem muita cerimônia.
Marcela interpretada pela modelo/atriz/manequim Tainá Muller se apaixona por Ciro e pouco a pouco vai se infiltrando em sua vida até o momento em que é vítima de uma fatalidade e precisa se afastar o que leva o jovem Ciro a um declínio rápido e destrutivo.
Através de Marcela e Ciro podemos identificar tipos ideais e opostos de futuro desejado, a formação acadêmica que por ser intelectual é supostamente mais estável e o outro que envolve a beleza, a fugacidade e a instabilidade. E os opostos se atraem...
Se a história de Cão Sem Dono é mais do que aparenta podemos apenas ter certeza que sexo, drogas e niilismo são os traços que definem o retrato do jovem de vinte e poucos anos brasileiro da atualidade. Há algo a se temer na grande oferta de possibilidades e uma grande dificuldade em se viver quando é necessário optar o tempo todo por algo.

Pontos Altos: Grávida louca, cenas de sexo realistas
Pontos Baixos: Interpretações rasas, crise existencial pop batida

Nenhum comentário: