sexta-feira, 1 de agosto de 2008

O Gângster (American Gangster)

Diretor: Ridley Scott
Elenco
: Denzel Washington, Russell Crowe, Carla Gugino, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Lymari Nadal, Ted Levine, Roger Guenveur Smith, John Hawkes
Ano: 2007
Gênero: Policial





O universo dos gângsteres sempre veio acompanhado de um grande fascínio popular principalmente por toda a questão da honra envolvida, uma qualidade que aparentemente está cercada de muito sangue. Ridley Scott apesar de todas as comparações possíveis com obras consagradas do gênero gângster cria um filme eficiente ao utilizar como base uma história real que se opõe ao mito da máfia italiana.
A Nova York de 1970 é revolucionada com um novo senhor do crime que resolve alterar a ordem das coisas ao buscar outra fonte fornecedora de drogas com conexões militares no Vietnã (o usual seria Europa).
Frank Lucas (Denzel Washington) o novo gângster é negro e tem valores familiares sólidos como sua posição preza, seu novo esquema mais barato e de melhor qualidade espalha o vício pela cidade o que atrai atenção de policiais honestos e corruptos e de outros profissionais do crime organizado.
Enquanto isso o honesto policial Richie Roberts (Russel Crowe) enfrenta seus próprios colegas, o crime e encontra no combate ao narcotráfico uma vocação a altura de suas obsessões.
Para não estragar a surpresa de quem não conhece a história original a sinopse já está boa.
Ridley Scott consegue apesar da duração de seu filme (180 minutos) imprimir um ritmo de ação excitante que segura a atenção do começo ao fim, você torce pelo mocinho e não pelo bandido por mais que esses papéis não sejam assim tão bem definidos, afinal uma história real tem mais nuances que um roteiro ficcional.
Vale a pena conferir.


Pontos Altos: Denzel e Crowe reunidos, muita ação, lições de moral através do sangue
Pontos Baixos: Três horas é muito, a Miss que casa com o Frank deveria ser mais bonitinha

Nenhum comentário: