quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A Espiã (Black Book/Zwartboek)

Diretor: Paul Verhoeven
Elenco
: Carice van Houten, Sebastian Koch, Thom Hoffman, Halina Reijn, Waldemar Kobus, Derek de Lint, Christian Berkel, Dolf de Vries, Peter Blok
Ano: 2006
Gênero: Guerra





Durante a Segunda Guerra Mundial acompanhamos a investida nazista na Holanda e as tentativas de sobrevivência e resistência dos judeus que ali viviam.
A atriz Carice Van Houten interpreta uma cantora que após sobreviver as piores situações e desgraças pessoais se infiltra na patrulha alemã disfarçada e se envolve com um importante oficial.
A Espiã trata essencialmente do instinto de sobrevivência humano em um período de extremos, além disso, retrata os horrores da época e principalmente a emocionante vida dupla de Rachel/ Ellis De Vries que garante momentos extremamente tocantes carregados de clímax e anti-clímax.
O questionamento das diferenças entre certo e errado e visualizar a ambigüidade das personalidades e a dificuldade de preservar ou esconder uma identidade. Até onde é possível viver uma vida dupla e não se contaminar. Estas são discussões que são perpassadas por todo o roteiro.
Sob o nome falso de Ellis de Vries a cantora judia impressiona a todos e vive uma reviravolta atrás da outra e sobrevive a todas. E isso não é segredo, pois o filme começa com um encontro e a história é sobre o passado desta personagem.
O diretor holandês Paul Verhoeven transforma um tema mais do que batido numa trama inteligente, repleta de tensão que ultrapassa a barreira do entretenimento trazendo muita reflexão.

Pontos Altos: A espiã fica loira em todos os seus cabelos pra passar por não-judia, toneladas de cenas de ação, perseguições emocionantes, crises de consciência, muito clímax e anti-clímax
Pontos Baixos: Não tem

Um comentário:

Anônimo disse...

Até que enfim um filme que só teve pontos altos.
Abs
Edú