quinta-feira, 10 de abril de 2008

Kramer vs. Kramer

Diretor: Robert Benton
Prêmios: Melhor filme, roteiro, direção, ator e atriz coadjuvante.





Esse filme é um clássico... Ah os clássicos tanta diferença né?
Quando você assiste um filme desses de 1979 com protagonistas como Dustin Hoffman e Meryl Streep você pode até se perguntar se atores jovens e talentosos são coisa do passado e você desanima um pouco imaginando o que será do cinema daqui 20 ou 30 anos com as irmãs Olsen ou a Lindsay Lohan fazendo o papel de mamãe ou vovó... Mas voltemos ao filme, por favor...
Houve um tempo que divórcio não era algo tão comum quanto ter um celular (ou trocá-lo todo Natal).
E o filme está nesse cenário no qual as mulheres trabalhavam sim, mas tinham que optar entre carreira e família (ó mundo cruel).
E Joanna (uma Meryl Streep no auge da juventude) resolve que aquela vida não é pra ela não e deixa o filhinho de 5 anos e o marido bem-sucedido que não lhe dá atenção (quando é que o marido dá atenção??) na mão e desaparece do mapa.
'
I don´t love you anymore' (Joana the angry wife botando pra quebrar no comecinho do filme)
E o Dustin que estava se dando super bem na empresa se vê numa situação terrível na qual precisa dar conta do trabalho e do filho e se atrapalha muito até conseguir conciliar e tem um chefe do mal que não quer compreender sua situação e quer que ele mande o filho pra cooperativa de lixo ou algo do gênero mas volte a trabalhar como um homem.
Quando está tudo lindo, maravilhoso e adaptado eis que Miss Kramer retorna reivindicando a guarda do seu filhote e o 'VS' do filme começa a ter sentido, uma batalha atroz é travada nos tribunais e o filho se torna o objetivo maior da vida dos pais. Assistam pra ver quem ganha.
O Billy é uma criança muito fofa e você vai ficar triste com ele, mas por favor tentem superar que não é com vocês tá? Afinal vocês já sabem ler.

Pontos Altos: Atores de verdade, o menininho convence, inspira a comer rabanada e o visu do fim dos anos 70.
Pontos Baixos: Tribunal com advogados exageraaaados, machismo (eu senti mas pode ter sido impressão).

2 comentários:

Unknown disse...

nao assisti esse ainda.. anotado. verdade, atores de verdade fazem a diferença nos filmes!!

Unknown disse...

o único ponto baixo, na minha opinião: Final Abrupto.