domingo, 13 de abril de 2008

O Amor nos Tempos de Cólera

Direção: Mike Newel
Roteiro: Ronald Harwood, baseado no livro de Gabriel García Marquez
Elenco:
Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, John Leguizamo, Benjamin Bratt, Catalina Sandino Moreno, Liev Schreiber, Fernanda Montenegro






Vamos lá, mais uma adaptação de uma famosa obra literária. Não sei pra vocês, mas adaptação pra mim é algo que simplesmente me faz pensar se o livro teve sua essência bem representada ou não. Ok eu não posso dizer por que eu não li este livro, mas como eu assisti ao filme eu posso falar o que bem entender do que vi.
A abertura feita em animação promete um filme bem poético, mas eu pessoalmente não me emocionei.
Na Colômbia deste diretor todo mundo fala inglês apesar dos atores em sua maioria não serem americanos.
O filme começa com um velho Florentino Ariza (Javier Bardem) descobrindo que o marido de Fermina Daza (
Giovanna Mezzogiorno) acaba de morrer. E o protagonista no alto dos seus 70 anos não espera o morto esfriar e vai até a senhora declarar o seu amor e fidelidade, a mulher simplesmente não crê na ousadia do véio e o expulsa aos gritos de sua casa (you go lady!).
E o maquiador desse filme é podre... Eu quero ver alguém chegar aos 70 magrinho assim e com o pescoço lisinho...
Daí volta a Cartagena de 1879 quando a Colômbia estava um festival de cólera. E o jovem telégrafo Juvenal ao entregar uma encomenda (ou algo assim) na residência do pai de Fermina fica encantado com a beleza da garota e começa a partir dali um flerte muito romântico e perigoso de correspondências apaixonadas.
O pai acaba se mudando pro interior pra impedir o romance...
Enfim Fermina constipada recebe a visita de um médico que ao tratar a falsa suspeita de cólera enfia a cara nos peitos dela (sinal de que o filme terá muito sexo). E depois de certa enrolação a Fê desencana do romântico e casa com o médico bem-sucedido especialista em cólera.
O Florentino fica deprimido pra caramba a mãe (Montenegro da queen) tenta de tudo pra ajudar o filho que fica um tontão pela cidade esgueirando a amada.
Ele acaba descobrindo o sexo e o conceito de amor dividido (amor do espírito e da carne) e daí ele começa a amar muitas mulheres, ou seja, ele começa a foder a Colômbia INTEIRA. E o sexo vira a resposta e remédio pra tudo e tem até uma cena constrangedora de um gato pulando na bunda do Florentino arranhando bem na hora do coito!!!
Mas quando morre o marido da Fermina ele consegue começar um romance na velhice com ela e a mensagem final é que amor não tem idade.

Pontos Altos: Fernanda Montenegro, caracterização da época, trilha sonora da Shakira conterrânea e truta do autor do livro.
Pontos Baixos: Inglês de fitinha cassete dos atores latinos/italianos, maquiagem sofrível ‘O Maskara’, sexo sofrível de coelhinho, Florentino não parece que ama tanto quanto deveria não...

5 comentários:

danrocha disse...

q fino vc hein
arrasou no blog novo, vou acompanhar!! ve se mantém hein!!
mil bjs

Anônimo disse...

Adorei sua visão do filme...me deu vontade de ver...não assiti ainda...
Concordo com vc sobre as adaptações de romances literários ou de qualquer outro genêro para o cinema....tenho que deixar registrado aqui a minha decepção em assistir "O Código da Vinci"...enfim....
Adorei o Blog...
Mr. Pera...assisti ontem (13/04) no cinema o filme "Senhores do Crime"...muito bom...Ponto alto: Cena de luta na sauna...chocado
Abraços
Limonge

Unknown disse...

achei esse filme uma chatice só.. tanto q eu dormi antes da metade. aquela maquiagem das primeiras cenas realmente estava podre, já estraga o filme no começo!

Unknown disse...

eu queria assistir esse filme, eu lembro! mas não tive coração pra ver...

Ju Miyazawa disse...

Pelo filme, alguem bem que poderia ter matado esse Florentino aí pelo menos uns 20 anos antes.
E meu, serio, tanto sexo assim, a colera bombando e NENHUMA doença venerea?
Esse filme deveria figurar na lista "como destruir uma obra prima da literatura"