domingo, 20 de abril de 2008

Saneamento Básico - O Filme

Diretor : Jorge Furtado
Elenco: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Tonico Pereira, Janaína Kremer, Lázaro Ramos, Paulo José
Ano: 2007
Gênero: Comédia




Um filme brasileiro que não parece novela, não se passa no sertão nordestino nem numa favela de uma metrópole, tampouco discute a ditadura militar ou então se assemelha com uma novela global.
Saneamento Básico é uma comédia de qualidade com atores excelentes com ótima química e espontaneidade que nos fazem rir com um humor inteligente e simples.
Numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul os habitantes se reúnem pra discutir como reivindicar junto à prefeitura a realização de uma obra de saneamento que acabasse com o esgoto a céu aberto que além do odor desagradável têm causado doenças como micoses nos moradores.
Uma funcionária da prefeitura sensibilizada com a causa garante aos moradores que não haverá verba para esse tipo de obra no ano corrente, mas ao mesmo tempo ela sugere que a solução não seria tão difícil, pois existe uma verba para a realização de um curta de ficção que o governo federal liberou para cidades com menos de 20 mil habitantes.
A confusão começa, pois além de não saber exatamente qual o significado de “ficção” os simplórios moradores não possuem a mínima idéia de como realizar um filme.
O humor todo se dá na precariedade das filmagens, na dificuldade em produzir e filmar 10 minutos de um filme de ficção que se enquadre na construção da obra.
Temos o monstro do fosso, a mocinha que é atacada e não sobrevive, o cientista e o herói.
Jorge Furtado nos dá esperança no cinema brasileiro que apesar do aumento de produção tem demonstrado falta de criatividade e muita direção ineficiente.

Pontos Altos: A mocinha do filme dentro do filme se chama Silene Seagal, o monstro dança funk ao bater nos humanos, Paulo José e Tonico Pereira
Pontos Baixos: Mais um filme com Lázaro Ramos e Wagner Moura? Gente nova por favor!

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem...mais um filme que não assisti...tô com vergonha já...hehehe
Bom, mas já discuti sobre esse filme com alguns amigos meus e tb li uma crítica sobre ele...e lembro que o tema central da discussão desencadeada pelo filme foi exatamente o que oMr Pera, coloca no início..."Um filme brasileiro que não parece novela, não se passa no sertão nordestino nem numa favela de uma metrópole, tampouco discute a ditadura militar ou então se assemelha com uma novela global"...adorei quando li...penso da mesma maneira...e acrescento que tb não é filme que usa a temática drogas e policiais no morro...só por isso, já vale a pena ver esse filme...

Ju Miyazawa disse...

M-E-L-H-O-R C-O-M-E-D-I-A B-R-A-S-I-L-E-I-R-A D-O M-U-N-D-O!!!

Diretor foi foda. Tirou as melhores interpretações ja vistas do Paulo José.
Demais atores, bons como esperado, mas poderiamos deixar de ver a dobradinha baiana por um tempo. gente, eles conseguem atuar separados!

Ah, colocaria como ponto forte tb, o fato de não terem usado um sotaque gaucho completamente fingido. Todo mundo usou o seu e ficou muito do convincente! Arrasou!

Unknown disse...

correção: interior do RS e não "interior de porto alegre" :P
eu adorei desse filme.. especialmente os diálogos e a simplicidade como um todo, muito bom! :)