quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Amantes (Two Lovers)

Diretor: James Gray

Elenco: Joaquin Phoenix, Gwyneth Paltrow, Vinessa Shaw, Isabella Rossellini, Elias Koteas, Moni Moshonov

Gênero: Drama

Ano: 2009







Apesar da sinopse de Amantes não revelar o que lhe diferencia de um drama sobre um triângulo amoroso convencional, o filme de James Gray possui certa qualidade visível aos olhos que é extrair do universo real um romance especial sem o uso de momentos surpreendentes e grandes artifícios.

Leonard não é mais um jovem quando abandonado pela esposa necessita retornar a casa dos seus pais, dormindo na sua cama de solteiro e trabalhando na lavanderia de seu pai, sua vida parece ter retroagido em décadas, excêntrico por natureza e carismático em seu estranho modo de ser o rapaz tenta o suicídio algumas vezes até que conhece uma boa moça filha de amigos de seus pais e uma vizinha problemática e encantadora.

Sandra o enxerga e o ama e gostaria de cuidar dele, Michelle o enxerga inicialmente como um confidente, encantado pelo mistério da loira que já está envolvida com um homem casado, Leonard se encontra perdido pela paixão arrebatadora e o futuro garantido e fácil demais.

Muito do encanto de Amantes vem da união entre as famílias e seus costumes judaicos, apesar da religião não ser muito comum no Brasil a dinâmica das relações familiares pouco muda, os pais veem seus filhos adultos como crianças que não conseguem amarrar os próprios sapatos sem sua supervisão cuidadosa e os filhos amam seus pais e por eles são defendidos e compreendidos.

O amor em Amantes extrapola as relações românticas, são dos pais as declarações de amor – por vezes silenciosas – que trazem mais impactos, o sentimento é no filme dotado de um respeito profundo e a mãe de Leonard e o pai de Michelle desejam apenas a felicidade de seus filhos sem em nenhum momento questionar suas escolhas.

Amantes tem um desfecho esperado, mas seu desenvolvimento é natural e interessante, filmado de forma anti-hollywoodiana sua estética é quase européia e seus três personagens principais parecem adolescentes perdidos em um duro processo de amadurecimento.

Simples e belo. Vale a pena.


Pontos Altos: Escolha do elenco e desempenho dos atores acima da média, a pista de dança, as conversas pela janela, dificuldade em aceitar as escolhas impostas

Pontos Baixos: Rosselini quase virou avó?

Nenhum comentário: