quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Up - Altas Aventuras

Diretor: Pete Docter, Bob Peterson

Elenco: Ed Asner, Christopher Plummer, John Ratzenberger, Delroy Lindo, Jordan Nagai

Gênero: Animação

Ano: 2009







Ok todos sabemos da qualidade gráfica dos trabalhos da Pixar (Disney); a textura cada vez mais realista, cores vivas, expressões faciais e movimentações são impressionantes, algumas pessoas podem até atribuir mais qualidade dramática aos bonecos animados do que muitos atores, deixemos de lado o lugar comum e passemos as características mais interessantes de Up - Altas Aventuras.

Aos maiores interessados por cinema, duas referências podem ser percebidas ao assistir Up, uma delas é a construção dos personagens e narrativa que muito lembra as animações de Hayao Miyazaki (Castelo Animado e A Viagem de Chihiro) e o romance de Carl com Ellie que tem uma forte conexão com o filme argentino sobre um delicado romance na terceira idade de Elsa e Fred. Tem como ser ruim?

Up – Altas Aventuras é uma animação road trip, seu interlúdio sem diálogos só preenchido por imagens que contam a trajetória de um casal até o ponto em que a morte traz a solidão a um deles é maravilhoso.

Carl e Ellie se conheceram quando crianças ao descobrirem quem tinham em comum uma paixão pela descoberta e a exploração de novos mundos que acabou por se converter num duradouro e feliz relacionamento.

Infelizmente o sonho de visitar o lado selvagem da América do Sul é interrompido quando Ellie falece e Carl se recolhe a uma existência reclusa acompanhada de muitas lembranças em sua residência.

Quando o “progresso” invade os arredores de sua casa Carl decide correr atrás do seu sonho e leva consigo por engano Russel, um pequeno escoteiro americano de origem asiática e extremamente irritante como todas as crianças de sua idade à aventura da casa carregada por balões rumo as cataratas da floresta amazônica na Venezuela.

O que diferencia Up das demais animações são seus personagens, o principal é velho e ranzinza e a criança é mais irritante do que adorável. Desta forma a construção da história foge do esquema crianças brilhantes, pais estúpidos e animais adoráveis que estamos mais do que acostumados a ver, interessante que o novo fôlego proporcionado por Up parte justamente de uma representação menos idealizada de pessoas dessas faixas etárias.

Up – Altas Aventuras é um entretenimento de primeira que emociona e diverte de forma extremamente agradável.


Pontos Altos: Qualidades técnicas, personagens mais comuns, as vozes dos cachorros, emociona sem apelar

Pontos Baixos: Como pode o Charles parecer mais jovem que o Carl?

2 comentários:

Felippe disse...

"...Desta forma a construção da história foge do esquema crianças brilhantes, pais estúpidos e animais adoráveis que estamos mais do que acostumados a ver..." foi exatamente o que eu senti também...destaque para a voz do cachorro...foi demais...eu ri muito!!! rs

Diego disse...

Sem contar com as inumeras referencias a Star Wars que aparecem diversas vezes no filme...
A que mais se nota é quando o garotinho ta pendurado no zeppelin por uma mangueira, lembrando de luke quando esta pendurado apos descobrir que vader éra seu pai no episodio V.
Tanto que nos creditos finais, aparece uma foto de um cinema com o titulo StarWars em apresentação...