quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Insustentável Leveza do Ser (The Unbearable Lightness of Being)

Diretor: Philip Kaufman

Elenco: Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche, Lena Olin, Derek de Lint, Erland Josephson, Donald Moffat, Daniel Olbrychski, Stellan Skarsgård

Gênero: Drama

Ano: 1988







Passado no final da década de 60, o romance adaptado da obra clássica de Milan Kundera mistura sensualidade, arte e política. Inicialmente ambientado em Praga na antiga Tchecoslováquia local cuja tranquilidade se vê abalada após a sangrenta invasão russa que viria a ser relembrada como a “Primavera de Praga”.

O médico cirurgião e mulherengo Tomas nunca se envolveu afetivamente com uma mulher até conhecer a jovem Teresa, acostumado a tratar o sexo feminino apenas como objeto sexual Tomas se afeiçoa pela carência e dependência da garota que pouco tempo após seu primeiro encontro se muda para seu apartamento.

Paralelamente ele mantem um curioso relacionamento de quase igualdade de valores com uma artista plástica que o conhece como poucos chamada Sabina, mulher de personalidade forte com quem permanece em contato por um grande período.

Lutando entre o ciúme e o amor pelo jovem médico Teresa começa a crescer como mulher e seus sentimentos em relação ao seu protetor se tornam extremamente contraditórios.

Após o início do conflito na Tchecoslováquia o casal parte para Genebra esperando uma vida mais tranquila e apolítica.

A insustentável leveza do ser pode ser avaliado como um filme sensual nos moldes do cinema europeu, o fato é que a obra original é muito mais do que sexo em detalhes, o texto de Kundera é erótico e ácido, há uma crítica de costumes muito bem descrita e as dúvidas e necessidades humanas são tratadas de forma completamente honesta e inteligente.

Descolado da obra pela qual foi baseado o filme tem suas qualidades, especialmente o trio de atores cujo peso dramático é incontestável, no entanto, a comparação é inevitável e dela o saldo não é muito positivo.

Se a preguiça for muito grande para ler o clássico é imprescindível saber que o filme não retrata a brilhante complexidade de Kundera.


Pontos Altos: Trio de atores protagonistas

Pontos Baixos: Muitos detalhes importantes para entender as relações foram suprimidos nesta adaptação

2 comentários:

Unknown disse...

Estou há uma semana tentando baixar esse filme e não encontro uma fonte sequer; alguém pode ajudar?
Obrigado

Unknown disse...

Já fiz um comentário!