quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard)

Diretor: Billy Wilder

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Fred Clark, Lloyd Gough, Jack Webb, Franklyn Farnum

Gênero: Drama

Ano: 1950







Poucos filmes retratam tão bem o universo dos bastidores do cinema como Crepúsculo dos Deuses, protagonizado por William Holden e Gloria Swanson, duas vítimas de uma indústria poderosa e pouco acolhedora, semelhança pouco diferente do próprio universo do trabalho convencional.

Jack e Norma são duas pontas enfraquecidas da busca pelos holofotes, ele um escritor de pouco sucesso que se afunda em dívidas, ela uma musa do cinema mudo tragada pelo ostracismo com a chegada do cinema falado. Apegados aos seus ofícios ambos insistem em permanecer na mesma posição, Jack sonha que ainda terá sucesso e Norma imagina que largou o cinema voluntariamente apesar dos clamores de seus fãs.

O fracasso tem uma força arrebatadora na vida de ambos e os une numa relação perniciosa baseada em dinheiro e na carência de afeto, apesar de totalmente explícita em seu funcionamento o entendimento entre eles não funciona muito bem pontuando mais um fracasso no currículo.

Os protagonistas de Crepúsculo dos Deuses não são figuras empáticas, são sim desprezíveis em seus papéis sociais, o homem que se vende por uma quantia irrisória e uma mulher que se alterna entre a humilhação e o abuso de poder.

Os tipos trazidos por Billy Wilder são personagens tão infelizes quanto morbidamente fascinantes do glamoroso mundo do cinema antigo, de forma ainda atual este mesmo tipo de marginalização ocorre, muitas estrelas são expostas à exaustão e apesar de receberem por isso são mais tarde descartadas e iniciam uma triste jornada num limbo nostálgico na melhor das hipóteses.

Crepúsculo dos Deuses retrata o lado obscuro da fama, a renovação surge de forma inevitável e muitas pessoas são atropeladas por esta evolução “natural”, aos poucos que conseguem se manter pouco sabemos sobre o preço cobrado por esta permanência.


Pontos Altos: Norma interpretando tipos do cinema para divertir Jack, homem objeto na década de 50, diálogos ricos, Norma se expressa afetadamente como se estivesse dentro de um filme mudo

Pontos Baixos: Motivação pouco explorada do mordomo

Nenhum comentário: