Diretor: Lars Von Trier
Elenco: Bodil Jorgensen, Jens Albinus, Anne Louise Hassing
Gênero: Drama
Ano: 2000
Parte do Movimento Dogma 95, Os Idiotas é uma suposta provocação a uma classe média que mantem escondidos seus preconceitos sociais.
Em um bairro residencial dinamarquês um grupo de adultos vive precariamente sem mobílias e de tempos em tempos invadem restaurantes e outros ambientes fazendo se passar por deficientes mentais, uma tentativa de trazer um incômodo a uma sociedade falsamente civilizada, além disso, sua encenação nem sempre pública busca um encontro ao “idiota interior” de cada um e a uma sensação de felicidade proporcionada pela liberação das amarras do esperado bom comportamento social.
A tentativa de Lars Von Trier representa uma inovação na forma de filmar, o conteúdo, no entanto é mais uma detestável provocação ligeiramente preconceituosa que uma ousada crítica a sociedade burguesa.
Talvez falte ao filme de Trier uma crítica mais explícita para que sua tese fosse bem fundamentada. Já o sexo encenado do filme não sofre o mesmo problema e é totalmente explícita, a rápida orgia deve permanecer nas nossas memórias.
Lars Von Trier é um cineasta comprovadamente competente, nem tudo que faz acerta em cheio seus objetivos, felizmente seu currículo é muito extenso e possui outros excelentes destaques.
Pontos Altos: Tensão no restaurante com os motoqueiros tatuados
Pontos Baixos: Idiota demais
Nenhum comentário:
Postar um comentário