quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Distrito 9 (District 9)

Diretor: Neil Blomkamp

Elenco: Sharlto Copley, David James, Robert Hobbs, William Allen Young

Gênero: Ficção Científica

Ano: 2009








Distrito 9, uma produção de relativo baixo orçamento de Peter Jackson é uma colagem bem executada de referências familiares cuidadosamente selecionadas que toda certeza inserem este filme entre os mais criativos e inovadores de 2009.

Utilizando a familiar linguagem de documentário a história é apresentada em tom jornalístico em sua maior parte. Há 20 anos uma nave alienígena chegou a Terra em Johanesburgo, onde levitou até os dias atuais. Inesperadamente a embarcação se revelou um transporte de aliens refugiados de aparência crustácea que agem como selvagens animais.

A comunidade internacional os acolhe e a ocupação precária rapidamente se transforma numa favela, ambiente propício para o crime, tráfico de armas, mercado negro de comida, prostituição entre raças e outros sintomas da criminalidade comuns aos ambientes mais ignorados pela sociedade.

A população dos arredores incomodada com a presença externa exige do governo a realocação dos desprezíveis aliens. Nesta investida um funcionário de uma multinacional encarregado de comandar a ação de despejo é contaminado por um vírus que o transforma no homem mais procurado do país.

Neil Blomkamp flerta com temas políticos e sociais, como o apartheid e o tratamento de refugiados, felizmente ele não se esquece do entretenimento e há muita ação e suspense, além disso alguns detalhes são suficientes para trazer uma leveza e simpatia ao filme.

A ficção científica é utilizada de forma alegórica para rediscutir a realidade e os conflitos entre os próprios seres humanos, os “camarões” são tão explorados e considerados inferiores como já foram recentemente os negros e judeus, a questão dos direitos humanos parece sempre obter peso depois que o estrago já foi feito.

O elenco sem estrelas permite a ênfase na própria história, um filme esteticamente quase B, divertido, político e que não se leva exageradamente a sério, talvez uma das melhores surpresas do ano.


Pontos Altos: Referências históricas de conflitos e abusos entre raças, muito sangue, atores desconhecidos, discussões de ética e moral, influências de Kafka, diretor sul africano

Pontos Baixos: Aguardem sequências certamente inferiores

11 comentários:

Azeite disse...

O pior filme que eu me lembre de ter visto nâo recomendo ha ninguem, mais gosto è gosto.

Unknown disse...

Muito bom o filme....Mostra exatamente o lado sombrio e sujo humano em aspecto de ganancia e humildade. Mas, como não se trata de uma super-produção....seria um filme nota 7,5.

Sony. Mch. disse...

Quem não gostou desse filme é porque está despreparado pra esse tipo de história/informação. O Filme é denso, super verossímil, capaz de deixar qualquer expectador pensativo nos fatos do filme por dias.
Simplemente espetacular para um publico selecionado. Se voce aprecia filmes como: Terminator, X-men, V Vingança, Taken, Senhor d anéis, e filmes grandiosos, voce irá gostar muito de "Distrito 9",

CIOL, Felipe disse...

Um filme e tanto!

Misturando ficção com problemas que acontecem na realidade, utilizando a figura dos extraterrestres para mostrar toda a discriminação que pode ocorrer...

Impressionante, mas pra alguns que não conseguem raciocinar, o filme se torna ruim.

Luis Carlos Oliveira disse...

Filme muito bom gostei. Fora a parte podre que mostrar(humanos oh raça) tem toda uma trama. Bom filme recomendo.

Anônimo disse...

como que uma raça com armas e tecnologias muito mais avançadas que as humanas, se submeteria a viver em favela e trocar suas armas super poderosas por comida de gato? que merda é essa? tudo bem, que os efeitos são razoaveis , mas o roteiro é exdruxulo, totalmente no sense, nota zero.

Unknown disse...

Horrivel um dos piores filmes que já vi, uma chatice do começo ao fim, começo e final totalmente no sense, efeitos razoaveis, rezumindo desperdicio de tempo não recomendo a ngm

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudio disse...

Distrito 9 realmente é um filme digno de figurar entre os mais bem feitos do século ,com uma direção primorosa ,com atuações perfeitas de atores não muito conhecidos do público de filmes em massa ,com efeitos graficos excelentes e com a exata medida entre ficção e realidade , expressando através de metáforas a ganância ,a falta de ética e os diversos preconceitos existentes na nossa sociedade vigente !

Tiago disse...

um filme muito bom. pode ser pelo facto de ter uma historia razoavel, bons graficos, e de nao ter actores conhecidos...mas e pelo facto tambem, e talvez mais importante, de nos por a pensar no final, "mas afinal e depois de tudo, quem e que sao os monstros ali?"
muito bom. tem de tudo este filme. quem ainda nao viu, recomenda.se.

Unknown disse...

NO GERAL NAO GOSTEI DO FILME!
mas confesso que existe uma relaçao muito interessante com a realida, pricipalmente na desigualdade social, achei muito digno a abordagem...